Há mais de dois anos que consulto a internet e visito stands, faço test-drives e acompanho quem já mudou de vida, e já estive muito perto de comprar um VE, mas quando me vejo a pensar e a olhar para a carteira, acabo por desistir e adiar o grande passo.
Para efeitos de contexto, sou um típico português que tem a sorte de ganhar acima do salário mínimo, mas que também está longe de ser rico, e por isso, só por si, já excluía uma série de opções, nomeadamente os tão aclamados Teslas e o BMW i3. Para a realidade do típico português temos as ofertas mais populares como o Renault ZOE e o Nissan Leaf, muito embora, na minha humilde opinião, e para o meu caso em particular, considero que seriam más escolhas, essencialmente porque:
- Preço novo elevado, quando comparado com veículos similares a combustão (>30.000€ já considerando a retoma de um veículo antigo + o incentivo do estado de 2.250€ se é que este já não acabou), o que torna difícil de compensar a longo prazo, principalmente para quem faz poucos Kilómetros por ano;
- O ZOE é muito mais acessível, mas temos a armadilha do aluguer de baterias que nos prende a uma mensalidade para toda a vida do veículo, ou até o conseguirmos vender a alguém que não se importe de ficar com a batata quente nas mãos.
Ora, nestas coisas, não basta apenas o argumento do ser amigo do ambiente para ir a um stand comprar um veículo ecológico sem olhar a quanto se gasta, principalmente se falamos de alguém a quem lhe custa ganhar a vida... e sim, também se deve considerar o quanto se poupa a longo prazo ao deixar de ir à bomba de gasolina, pagando bem menos pela electricidade gasta em casa, o quanto mais barata é a manutenção de um veículo deste tipo, e da isenção do imposto automóvel; mas mesmo assim, é muito difícil de compensar quando a opção do lado da gasolina/diesel - carro novo - , chega a custar metade do valor de um VE.
Só a título de exemplo, sou alguém que faz cerca de 15.000 Km/ano, o que por mês, dá cerca de 1.250 Km. Para um veículo a diesel como um Opel Corsa C de 2005 que não consome mais do que 5 litros aos 100 Km quando temos juízo, por mês são cerca de 80€ na bomba de combustível (considerando ainda os 1,30€/litro de gasóleo). Não parece um pouco falta de inteligência comprar um Renault ZOE com um aluguer mensal de 90€, sem considerar o que se tem de pagar a mais pela electricidade que o carrega? (mais ~20€ de eletricidade). Ok, imaginemos até que o meu diesel precise de ir à oficina da marca duas vezes durante o ano, e no total gastei 600€... fazendo as continhas:
(considero o custo do gasóleo ainda a 1,30€/litro e o custo da energia eléctrica a 1,5€/100Km para a tarifa bi-horária)
- Corsa C: 80€ (gasóleo) * 12 meses + 600€ (manutenção) + Imposto (~25€) ~= 1600€ ao fim do ano
- Renault ZOE: [90€ (aluguer) + 20€ (electricidade)] * 12 meses + 50€ (manutenção) ~= 1400€
Ok, fica um pouco mais barato para o ZOE, mas esperaria muito mais que 200€/ano de poupança para um veículo eléctrico que tenta vender a ideia de ser muito barato a longo prazo! Contudo, quero ressalvar que esta é a minha situação particular, e não tenho dúvidas que noutros casos, esta seja uma opção fantástica. Caso fizesse 30.000 Km/ano, estas seriam as contas:
- Corsa C: 163€ (gasóleo) * 12 meses + 1.000€ (manutenção) + Imposto (~25€) = 3.000€
- Renault ZOE: [120€ (aluguer) + 38€ (electricidade)] * 12 meses + 100€ (manutenção) = 2.000€
Não foi por acaso que aumentei o custo da manutenção, pois se o veículo anda o dobro, a manutenção também será mais cara (nem que seja pelos pneus do ZOE). Os 120€ de aluguer dizem respeito à modalidade de kilometragem ilimitada (apenas disponível para particulares). Só de ter duplicado os kilómetros, a diferença anual entre estes dois veículos multiplicou-se por 5.
Contudo, só de pensar que parte do veículo nunca seria propriedade minha, mas da Renault, sem sequer ter a possibilidade da bateria passar para o meu nome mais tarde, fez-me afastar este modelo da minha lista.
E depois temos as opções com bateria incluída, que basta ver no mercado que ainda estão longe de ser acessíveis ao Zé Povinho. Só para termos uma ideia do que falo, o típico português que opta por comprar um VE novo, em vez do tradicional ICE, estas seriam as despesas anuais para os 15.000km/ano:
- ICE: 113€ (gasolina) * 12 meses + 300€ (revisão) + 150€ (imposto) ~= 1.800€
- VE: 20€ (electricidade) * 12 meses + 50€ (revisão) ~= 300€
E isto sim, é uma diferença brutal! Mas, temos de considerar todas as variáveis, e se considerarmos que um Nissan Leaf novo custa à volta de 30K€, enquanto que um veículo a gasolina acessível anda à volta dos 16K€, então serão precisos 8 anos e meio a andar em modo eléctrico para compensar o investimento inicial. E se considerarmos que é muito provável a bateria ter de ser substituída ao fim de 10 anos (as garantias não ultrapassam os 8), então o optimismo desaparece quase por completo... Felizmente, começam a surgir opções mais acessíveis, como é o caso do novo Smart Electric cujo preço base consegue estar abaixo dos 25K€, e com o tempo isto só vai melhorar.
Por isso, é tão importante que o preço destes veículos continue a baixar. É verdade que a bateria é o componente mais dispendioso destes veículos, mas esta não tem parado de descer a rondar actualmente os 200€/KWh, quando em 2010 custavam 1000€/Kwh. No entanto, a sua constante evolução, cada vez mais densas e mais modernas, descompensa esta descida, e não ajuda muito a que a redução do preço final se torne visível. Por isso, acredito que para lá de 2020 tenhamos uma oferta mais variada, com opções mais modernas para quem pode pagar, e outras mais acessíveis, e aí já não teremos mais desculpas para evitar dar o salto.
Mas ainda existe uma terceira alternativa: refiro-me ao mercado de usados, e neste mercado podemos encontrar veículos por 15.000€ ou menos ainda. Precisamente pelo facto da bateria estar em constante evolução, estes carros depreciam-se rapidamente ao longo dos anos, pelo que é uma opção muito inteligente quem opta por comprar usado. Naturalmente um veículo cuja garantia da bateria esteja prestes a expirar ou com bastantes kilómetros ainda mais vai acentuar esta depreciação.
Embora um tanto ainda limitado o mercado dos usados eléctricos ainda encontramos várias opções, nomeadamente:
Mas ainda existe uma terceira alternativa: refiro-me ao mercado de usados, e neste mercado podemos encontrar veículos por 15.000€ ou menos ainda. Precisamente pelo facto da bateria estar em constante evolução, estes carros depreciam-se rapidamente ao longo dos anos, pelo que é uma opção muito inteligente quem opta por comprar usado. Naturalmente um veículo cuja garantia da bateria esteja prestes a expirar ou com bastantes kilómetros ainda mais vai acentuar esta depreciação.
Embora um tanto ainda limitado o mercado dos usados eléctricos ainda encontramos várias opções, nomeadamente:
- O BMW i3 pode ser adquirido por pouco mais de 25K€;
- O Nissan Leaf de 30 KWh que estão ainda acima dos 20K€;
- O Nissan Leaf de 24KWh que podemos encontrar a partir dos 15K€ ainda com as baterias dentro da garantia;
- O Renault ZOE embora muito acessíveis, a maioria deles tem o aluguer da bateria atrelado;
- E finalmente os famosos clones - Mitsubishi I-MIEV, Citroen C-ZERO, Peugeot I-ON - que podemos encontrar desde os 10K€.
Pessoalmente tenho-me concentrado neste mercado, pois considero estes preços bem mais realistas para o português típico. Contudo, é preciso ter cuidado com a degradação da bateria e evitar maus negócios. Por isso, acho que as seguintes recomendações são importantes:
- Quanto menos anos melhor: dependendo da tecnologia da bateria, algumas podem começar a revelar fadiga ao fim de 5 anos (as mais antigas pelo menos);
- Quanto menos Km melhor: provavelmente mais importante que o número de anos, porque aqui está associado o número de ciclos de carregamento a que a bateria já foi submetida. Só para ter uma ideia, as mais antigas perdem cerca de 15% de capacidade ao fim de 1.000 ciclos;
- A garantia da bateria: comprar um veículo ainda dentro da garantia e ainda com margem temporal para poder accioná-la é sempre uma boa opção;
- Preferir garantias que incidam sobre uma percentagem mínima de utilização efectiva, em vez de outros parâmetros como a potência disponibilizada;
- Se possível, e ainda mais importante se a garantia está a terminar, pedir um relatório detalhado do estado das baterias obtido na marca;
- Um veículo que sempre foi carregado em casa, estará sempre em melhor estado que aqueles que foram submetidos a vários carregamentos rápidos. O calor é o pior inimigo de uma bateria, e cargas/descargas rápidas produzem bastante calor;
- Naturalmente, mecânica em bom estado e ausência de folgas e ruídos.
E depois, claro há as questões utilitárias sobre o conforto, o espaço, a capacidade da bagageira, e a tão famigerada questão da autonomia. Sem entrar em preciosismos, estes são alguns valores de referência (reais) apenas para guiar:
- Tesla Model S 60: ~350 Km
- Nissan Leaf 40KWh: ~250 Km
- Nissan Leaf 30KWh: ~180 Km
- Nissan Leaf 24KWh: ~130 Km
- Renault Zoe 40KWh R90: ~240 Km
- Renault Zoe 22KWh R90: ~160 Km
- Renault Zoe 22KWh Q90: ~140 Km
- Smart Electric: ~130 Km
- Citroen C-ZERO / Peugeot I-ON / Mitusibishi I-MIEV: ~120 Km
E antes que se comece a pensar que isto é muito pouco, porque o velho ICE faz muito mais, deixo a pergunta de quantos km costuma fazer num dia de trabalho normal ou num fim de semana normal, o que deve corresponder a 95% dos dias do ano (?)
E depois de fazer a matemática dos euros, incluindo o investimento inicial e os custos a longo prazo, e depois de analisar as nossas necessidades reais sobre o que realmente precisamos, aí podemos fazer uma escolha consciente e responsável não só para o meio ambiente, mas também para a nossa carteira.
https://automonitor.pt/2017/04/18/comercio-e-industria/conselhos-automonitor-como-comprar-um-usado-eletrico/
E depois de fazer a matemática dos euros, incluindo o investimento inicial e os custos a longo prazo, e depois de analisar as nossas necessidades reais sobre o que realmente precisamos, aí podemos fazer uma escolha consciente e responsável não só para o meio ambiente, mas também para a nossa carteira.
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