quarta-feira, 18 de julho de 2018

A Manutenção do meu C-Zero

E o que é que se esconde por detrás destas portas?
Embora o motor se localize atrás destas viaturas, infelizmente a portinhola da frente não esconde uma segunda bagageira...

É aqui à frente que se faz a manutenção básica do veículo. Três depósitos: a água do limpa vidros, o líquido para o circuito de aquecimento e o óleo dos travões:

Finalmente, uma pequena bateria para alimentar todos os componentes eléctricos, à excepção do motor e da climatização:

Atrás, temos esta pequena bagageira que esconde algumas surpresas...

Tirando o tapete com uma esponja grossa, encontramos uma espécie de alçapão...

E debaixo desta tampa, encontramos o motor do carro:

À esquerda podemos encontrar mais um depósito que leva o líquido de regrigeração para o inversor e outros componentes envolvidos no processo de carga da bateria.
Quanto à bateria, a única forma de a refrigerar é através de entradas de ar durante o andamento, ou através do AC durante as cargas rápidas, em que a ventilação para os pés é reorientada para as baterias.


Quanto a filtros, apenas temos um: o filtro do habitáculo para efeitos de climatização.

Plano de manutenções:
  • Substituição do filtro do habitáculo: todos os 20.000 km / 1 ano
  • Substituição do líquido dos travões: todos os 40.000 km / 2 anos
  • Esvaziamento do circuito de aquecimento: 20 anos
  • Substituição do líquido de refrigeração: 20 anos
  • Controlo e carga da bateria de tracção: primeiro ano, e depois de 2 em 2 anos
  • Controlo dos cabos eléctricos de potência: todos os 40.000 km / 2 anos
  • Esvaziamento do redutor (?)

Sem comentários:

Enviar um comentário