Este carro vem com uma bateria de apenas 14,5 KWh e com um consumo médio de 120 Wh/km:
- Em termos de produção do próprio automóvel, sem bateria, tendo em conta o seu reduzido corpo, vamos retirar 1 tonelada ao valor normal de 6, ou seja, vamos considerar apenas 5 toneladas de CO2;
- Tendo em conta que se trata de uma bateria de 2012, as primeiras que começaram a ser produzidas, é justo assumir que a sua pegada ecológica é das piores. Vamos, por isso, assumir 200 KgCO2/KWh, ou seja, um total de 2.900 Kg de CO2;
- Adicionando as perdas 20% ao consumo médio do carro, corresponde a gastar 150 Wh/km da rede;
- Vamos considerar a realidade de Portugal de 2020 em que 300 gramas de CO2 são emitidas por cada KWh gerado;
- Assim, as emissões por 1000 km serão: Emissões_C0 = 7.900 + 45·y (Kg/1000km)
Uma vez que não existe variante a combustão deste carro, vamos utilizar como termo de comparação o VW up, por também ser segmento A. Vamos assumir os seguintes valores:
Variante eléctrica:
- Produção do automóvel: vamos considerar o mesmo do C0, i.e., 5.000 Kg de CO2
- Produção da bateria: 35KWh x 100 Kg/KWh = 3.500 KgCO2
- Emissões: 140 Wh/km / 0.8 = 175 Wh/Km
- Emissões_VWeup = 8.500 + 52.5·y (Kg/1000km)
- Produção do automóvel: 5.700 Kg de CO2
- Emissões: 110+26% = 138,6 gCO2/km
- Emissões_VWup = 5.700 + 138,6·y (Kg/1000km)
Fazendo a matemática podemos ver como a partir dos 24 mil km, o Citroen já terá compensado a produção da bateria, mesmo usando a pegada pessimista de 200 Kg/KWh. Uma bateria pequena com consumos minimalistas torna essas questões pouco importantes.
Km | Citroen C0 (KgCO2) | VW e-up (KgCO2) | VW up (KgCO2) |
---|---|---|---|
0 | 7.900 | 8.500 (+7,5%) | 5.700 (-27,8%) |
20.000 | 8.800 | 9.550 (+8,5%) | 8.472 (-3,7%) |
50.000 | 10.150 | 11.125 (+9,6%) | 12.630 (+24,4%) |
100.000 | 12.400 | 13.750 (+10,9%) | 19.560 (+57,7%) |
150.000 | 14.650 | 16.375 (+11,8%) | 26.490 (+80,8%) |
200.000 | 16.900 | 19.000 (+12,4%) | 33.420 (+97,7%) |
250.000 | 19.150 | 21.625 (+12,9%) | 40.350 (+110,7%) |
Mas, se formos para o outro lado do espectro, e procurarmos pelo pior carro eléctrico em termos de eficiência, o Audi e-tron será com certeza o primeiro candidado:
Audi e-tron:
- Produção do automóvel: tendo em conta que se trata de categoria SUV, vamos acrescentar mais um tonelada ao valor normal, ou seja, 7 toneladas de CO2;
- Produção da bateria de 95 KWh: 95KWh x 100 KgCO2/KWh = 9.500 KgCO2;
- Emissões: 250 Wh/km / 0,8 = 312,5 Wh/km
- Emissões_etron = 16.500 + 93,75·y (KgCO2/1000km)
Opel Corsa-e:
- Produção do automóvel: 6 toneladas de CO2;
- Produção da bateria: 50KWh x 100 KgCO2/KWh = 5.000 KgCO2;
- Emissões: 160 Wh/km / 0,8 = 200 Wh/km
- Emissões_corsae = 11.000 + 60·y (KgCO2/1000km)
Opel Corsa (gasolina):
- Produção do automóvel: 6,7 toneladas de CO2;
- Emissões: 130+26% gCO2/km = 163,8 gCO2/km
- Emissões_corsa = 6.700 + 163,8·y (KgCO2/1000km)
Km | Citroen C0 (KgCO2) | Opel Corsa-e (KgCO2) | Audi e-tron (KgCO2) |
---|---|---|---|
0 | 7.900 | 11.000 (+39%) | 16.500 (+50%) |
20.000 | 8.800 | 12.200 (+39%) | 18.375 (+51%) |
50.000 | 10.150 | 14.000 (+38%) | 21.188 (+51%) |
100.000 | 12.400 | 17.000 (+37%) | 25.875 (+52%) |
150.000 | 14.650 | 20.000 (+37%) | 30.563 (+53%) |
200.000 | 16.900 | 23.000 (+36%) | 35.250 (+53%) |
250.000 | 19.150 | 26.000 (+36%) | 39.938 (+54%) |
300.000 | 21.400 | 29.000 (+36%) | 44.625 (+54%) |
É interessante ver neste gráfico como até o VW up a gasolina consegue ser mais limpo que o Audi-etron eléctrico até aos 240 mil km. Este é um claro exemplo como um veículo eléctrico mal pensado pode pôr em causa todo o conceito de sustentabilidade e de ecologia. Por isso, é importante frisar que não basta que seja eléctrico... é importante que também seja eficiente e económico.
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