segunda-feira, 27 de julho de 2020

Afinal quanto ecológico é o Citroen C0/C-Zero?

Após estudarmos o quanto ecológico pode ser um veículo eléctrico genérico nas 3 partes "Afinal quanto ecológico é um Veículo Eléctrico?", será interessante analisar o caso concreto do Citroen C0 / Peugeot Ion / Mitsubishi I-Miev.

Este carro vem com uma bateria de apenas 14,5 KWh e com um consumo médio de 120 Wh/km:
  • Em termos de produção do próprio automóvel, sem bateria, tendo em conta o seu reduzido corpo, vamos retirar 1 tonelada ao valor normal de 6, ou seja, vamos considerar apenas 5 toneladas de CO2;
  • Tendo em conta que se trata de uma bateria de 2012, as primeiras que começaram a ser produzidas, é justo assumir que a sua pegada ecológica é das piores. Vamos, por isso, assumir 200 KgCO2/KWh, ou seja, um total de 2.900 Kg de CO2;
  • Adicionando as perdas 20% ao consumo médio do carro, corresponde a gastar 150 Wh/km da rede;
  • Vamos considerar a realidade de Portugal de 2020 em que 300 gramas de CO2 são emitidas por cada KWh gerado;
  • Assim, as emissões por 1000 km serão: Emissões_C0 = 7.900 + 45·y (Kg/1000km)

Uma vez que não existe variante a combustão deste carro, vamos utilizar como termo de comparação o VW up, por também ser segmento A. Vamos assumir os seguintes valores:

   Variante eléctrica:
  • Produção do automóvel: vamos considerar o mesmo do C0, i.e., 5.000 Kg de CO2
  • Produção da bateria: 35KWh x 100 Kg/KWh = 3.500 KgCO2
  • Emissões: 140 Wh/km / 0.8 = 175 Wh/Km
  • Emissões_VWeup = 8.500 + 52.5·y (Kg/1000km)
   Variante a gasolina:
  • Produção do automóvel: 5.700 Kg de CO2
  • Emissões: 110+26% = 138,6 gCO2/km
  • Emissões_VWup = 5.700 + 138,6·y (Kg/1000km)

Fazendo a matemática podemos ver como a partir dos 24 mil km, o Citroen já terá compensado a produção da bateria, mesmo usando a pegada pessimista de 200 Kg/KWh. Uma bateria pequena com consumos minimalistas torna essas questões pouco importantes.

Km Citroen C0 (KgCO2) VW e-up (KgCO2) VW up (KgCO2)
0 7.900 8.500 (+7,5%) 5.700 (-27,8%)
20.000 8.800 9.550 (+8,5%) 8.472 (-3,7%)
50.000 10.150 11.125 (+9,6%) 12.630 (+24,4%)
100.000 12.400 13.750 (+10,9%) 19.560 (+57,7%)
150.000 14.650 16.375 (+11,8%) 26.490 (+80,8%)
200.000 16.900 19.000 (+12,4%) 33.420 (+97,7%)
250.000 19.150 21.625 (+12,9%) 40.350 (+110,7%)



Mas, se formos para o outro lado do espectro, e procurarmos pelo pior carro eléctrico em termos de eficiência, o Audi e-tron será com certeza o primeiro candidado:

   Audi e-tron:
  • Produção do automóvel: tendo em conta que se trata de categoria SUV, vamos acrescentar mais um tonelada ao valor normal, ou seja, 7 toneladas de CO2;
  • Produção da bateria de 95 KWh: 95KWh x 100 KgCO2/KWh = 9.500 KgCO2;
  • Emissões: 250 Wh/km / 0,8 = 312,5 Wh/km
  • Emissões_etron = 16.500 + 93,75·y (KgCO2/1000km)
   Opel Corsa-e:
  • Produção do automóvel: 6 toneladas de CO2;
  • Produção da bateria: 50KWh x 100 KgCO2/KWh = 5.000 KgCO2;
  • Emissões: 160 Wh/km / 0,8 = 200 Wh/km
  • Emissões_corsae = 11.000 + 60·y (KgCO2/1000km)
   Opel Corsa (gasolina):
  • Produção do automóvel: 6,7 toneladas de CO2;
  • Emissões: 130+26% gCO2/km = 163,8 gCO2/km
  • Emissões_corsa = 6.700 + 163,8·y (KgCO2/1000km)

Km Citroen C0 (KgCO2) Opel Corsa-e (KgCO2) Audi e-tron (KgCO2)
0 7.900 11.000 (+39%) 16.500 (+50%)
20.000 8.800 12.200 (+39%) 18.375 (+51%)
50.000 10.150 14.000 (+38%) 21.188 (+51%)
100.000 12.400 17.000 (+37%) 25.875 (+52%)
150.000 14.650 20.000 (+37%) 30.563 (+53%)
200.000 16.900 23.000 (+36%) 35.250 (+53%)
250.000 19.150 26.000 (+36%) 39.938 (+54%)
300.000 21.400 29.000 (+36%) 44.625 (+54%)


É interessante ver neste gráfico como até o VW up a gasolina consegue ser mais limpo que o Audi-etron eléctrico até aos 240 mil km. Este é um claro exemplo como um veículo eléctrico mal pensado pode pôr em causa todo o conceito de sustentabilidade e de ecologia. Por isso, é importante frisar que não basta que seja eléctrico... é importante que também seja eficiente e económico.

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