Partilho aqui a minha primeira viagem após um carregamento até 100%, apenas para se ter uma ideia da autonomia que um C-Zero é capaz de alcançar:
Ou seja, autonomia restante estimada de 5 km, após 114 km percorridos.
O fabricante anuncia uma autonomia de 150 km de acordo com a norma NEDC, norma esta muito longe da condições reais de utilização, pelo que o valor de 120 km é apontado como um valor mais realista. Tendo em conta que 3/4 destes 114 km percorridos foram feitos em nacional a uma média de 70 km/h, considero estes valores muito bons. Além disso, fiquei a saber que neste nível de bateria, a bateria ainda possui à volta de 10% de capacidade, pelo que pelo menos poderíamos fazer uns 10 km adicionais.
Contudo, por razões essencialmente de sanidade, não pretendo andar sempre até ao limite. Será sempre boa ideia utilizar essencialmente a gama dos 20 a 90% de bateria para maximizar o seu tempo de vida, pelo que para uma utilização abaixo dos 80 km por dia, este veículo serve perfeitamente.
Além disso, deixo aqui alguns conselhos para maximizar o tempo de vida útil da bateria. Como por exemplo, não se deve deixar o veículo parado muito tempo com a carga a 100% devido ao stress em que a bateria se encontra, por isso, quando carregamos a 100% deve ser para sair num par de horas depois. Quando o carro precisa de ficar parado alguns dias deve-se procurar a que o nível esteja abaixo dos 80%, mas nunca em níveis perigosamente baixos: se for apenas alguns dias, acima de 20% está ok, mas se precisar de ficar parado várias semanas, o nível deve situar-se acima à volta dos 50%.
Resumindo:
- Gama confortável de utilização da bateria: 20-80%;
- Apenas se deve carregar até 100% quando tencionamos conduzir a seguir ao fim do carregamento;
- Evitar levar a bateria à exaustão constantemente. Os intervalos acima de 90%, e abaixo de 10% são os de maior stress à bateria;
- Em caso do veículo ter de ficar parado alguns dias, deixar a bateria num nível abaixo de 80% e acima de 20%;
- Em caso do veículo ter de ficar parado várias semanas, a bateria deve estar mais ou menos a meio (cerca de 50%).
Até breve.


Sem comentários:
Enviar um comentário