sábado, 25 de julho de 2020

Afinal quanto ecológico é um Veículo Eléctrico? (1ª Parte)

Depois de analisar sobre a durabilidade (Quanto tempo duram as baterias?) e o destino das baterias (O que acontece às baterias no fim de vida?) combatendo os mitos de que não duram muitos anos e que depois acabam no lixo ou no mar, eis que ainda persiste teimosamente um terceiro mito que graças a alguns estudos feitos nos últimos anos enganaram muitos de nós e que serve de argumento por muitos resistentes à mudança para uma mobilidade mais sustentável:
Afinal, quanto ecológico é um veículo eléctrico comparado com um carro a combustão?

Estas são algumas das afirmações que ainda hoje ouvimos:

"Um carro eléctrico é na verdade um carro a carvão, pois a electricidade vem de centrais a carvão, e por isso, é pior que o petróleo"

A primeira frase é muito fácil de provar que está errada, pois basta dar uma vista de olhos ao site www.electricitymap.org, onde mostra a origem de electricidade em cada país da Europa:



Podemos aqui ver para o dia 25 de Julho de 2020 à noite, em Portugal, as emissões por KWh eram de 206g de CO2, com uma contribuição de 62% de fontes renováveis, nomeadamente de centrais de bio-massa, geração eólica e barragens. Neste dia não houve geração de energia a partir do carvão.
Efectivamente, existem alguns países da Europa onde grande parte da produção de energia vêm do carvão, como é o caso da Polónia com emissões neste dia de 707 gCO2/KWh. Contudo, demonstrarei que mesmo neste caso, acaba por ser mais mais ecológico conduzir um carro elétrico que um a combustão. No entanto, a tendência é de que nos próximos anos a transição de fontes de origem fóssil para a renovável vai progredindo cada vez mais, e o interessante é que o mantendo o mesmo carro eléctrico ele vai-se tornando mais limpo à medida que esta transição se vai fazendo, o que é algo que não acontece com os carros a combustão.



"A bateria produzida por um carro eléctrico advém de processos extremamente poluentes, e o resultado final é que acaba por poluir tanto ou mais que um equivalente a gasolina ou diesel"

Embora seja verdade que nos primeiros anos da década de 2010 a maioria das baterias eram produzidas na China através de processos bastante poluentes, essa realidade tem vindo a mudar nos últimos anos. Em 2017 cada KWh de uma bateria representava 150-200 Kg de CO2 emitidos para a atmosfera. Tendo em conta que metade deste número depende da origem da electricidade utilizada nos processos de transformação, a mudança de fábricas para a Europa onde muita da electricidade provém de fontes renováveis, onde as regras relativas à sustentabilidade dos processos é mais exigente, e o facto de que não já não é necessário transportar as baterias desde a China para cá, ajudou imenso a reduzir este número. Em 2020 cada KWh produzido corresponde a um impacto entre 60-100 KgCO2, e este número tenderá a diminuir cada vez mais à medida que os processos de produção se tornam cada vez mais optimizados.


"Os carros diesel modernos são muito mais limpos que os seus antecessores, e acabam por ser mais limpos que as variantes eléctricas mesmo considerando todo o ciclo de vida do veículo, muito por culpa da pegada de CO2 enorme da bateria."

Este é o argumento mais fácil de rebater, pois sabemos que os números publicados relativamente a emissões dos carros a diesel são demasiado optimistas e não correspondem à realidade em estrada. São números obtidos em laboratório, e o escândalo Dieselgate mostrou que até eram manipulados. Além disso, é do conhecimento geral que os gases emitidos tendem a piorar à medida que o veículo envelhece, com muitos condutores a retirar a FAP (Filtro de Partículas) ou a válcula EGR para poupar na manutenção, trazendo grandes prejuízos nas emissões resultantes dessas alterações.

Uma realidade que muitas pessoas não têm noção quando proferem estas frases, é de que para refinar petróleo e produzir gasolina, gasóleo e todos os restante produtos do crude é necessário electricidade. Por sua vez, a maioria destas refinarias estão próximas de centrais a carvão o que significa que para refinar petróleo é utilizado a forma mais suja de electricidade. Em média para refinar um litro de gasolina ou gasóleo é necessário gastar 1KWh de electricidade. Tendo em conta os milhões de barris de petróleo extraídos diariamente e os milhões de litros de gasolina refinados em todo o mundo, isto não abona nada a favor do petróleo...
Volts por Petróleo

Na segunda parte deste artigo, demonstrarei com alguns cálculos matemáticos, como em menos de 40.000 km os carros eléctricos se tornam mais limpos, mesmo considerando o impacto da produção da bateria. E a partir daí, à medida que os anos aumentam, e ao contrário do que acontece com os Internal Combustion Engine, tornam-se cada vez mais limpos.

Clicar aqui para seguir para a 2ª Parte.

Referências:

Sem comentários:

Enviar um comentário